Uma pergunta muito comum que ouvimos por aí é: “Por que devo ir ao dentista com frequência?”. Para muito além da questão estética (que também é importante), a saúde da boca influencia todo o corpo.
Duvida? Continue lendo este texto que você vai se surpreender.
Prevenindo problemas bucais
Os dentes, lábios, gengivas, bochechas e língua são muito vulneráveis à ação de bactérias, vírus e fungos que podem desencadear infecções causadoras de grandes desconfortos.
Algumas doenças da boca podem ser evitadas por meio do acompanhamento preventivo: desde os problemas mais simples como cáries e gengivites (doenças da gengiva) até os mais graves, envolvendo extrações ou tratamentos de canal.
Prevenindo outros problemas de saúde
Quem acha que o dentista é capaz de prevenir somente doenças da boca está muito enganado! Você sabia que a saúde bucal reflete diretamente na qualidade da saúde de todo o corpo.
Começando pela saúde do coração: existem várias bactérias da inflamação da gengiva que são capazes de atacar o coração, provocando endocardite bacteriana, que também aumenta o risco de se ter um AVC.
Outras grandes complicações podem estar relacionadas à mastigação: problemas nesse movimento podem ser responsáveis por dores de ouvido, na face, na cabeça e no pescoço. Também podem comprometer os estágios iniciais da digestão causando azias, refluxos e outros distúrbios gastrointestinais. Eles podem, ainda, provocar o surgimento de bruxismo, artrite e disfunção da articulação temporomandibular.
Prevenir é melhor do que remediar
Ir ao dentista com frequência evita tratamentos mais sérios e de longa duração. A evolução da cárie pode levar ao tratamento do canal do dente (tratamento da raiz) ou mesmo à perda do dente, levando ao implante. Pode haver também acúmulo de placa bacteriana, o que ocasiona aparecimento do tártaro. Esses problemas podem causar dores mais intensas e demandam mais tempo para serem tratados.
Por isso, a limpeza profunda feita por um profissional é muito importante. Na visita ao dentista, ele vai examinar toda a sua boca, verificar se existe algum trabalho mal adaptado ou restauração fraturada.
Ainda que seus hábitos de higiene bucal diários sejam ótimos, muitas vezes a escovação não atinge determinadas regiões mais profundas. Com isso, pode haver acúmulo de restos de alimentos (e então, voltamos ao aparecimento do tártaro).
Precisa marcar uma consulta com dentista?
O PASA está aqui para cuidar de você. Conheça nossos planos DentPASA e DentPASA Plus.
0800 722 0183
© Copyright 2015 PASA - Plano de Assistência à Saúde do Aposentado da Vale