A tuberculose é uma doença que parece ter ficado no passado, mas ainda é considerada uma doença grave e bastante presente nos dias atuais. Essa doença infecciosa, causada por uma bactéria, é transmitida através de gotículas respiratórias.
O Dia Mundial de Combate à Tuberculose (24/03) é totalmente voltado para conscientizar a população de que o diagnóstico precoce pode ser decisivo e que o tratamento, apesar de longo, oferece grandes chances de cura se feito corretamente até o fim.
Existe mais de um tipo de tuberculose e o local onde a bactéria se aloja é que dita os sintomas e a gravidade do quadro clínico do paciente.
Porém, os principais sintomas são:
- Dor no peito
- Febre
- Cansaço
- Suor noturno
- Tosse seca por mais de duas semanas
- Produção de catarro
- Falta de apetite
- Emagrecimento
- Escarro com sangue
Prevenção e tratamento
A transmissão da tuberculose ocorre por meio de gotículas ou pelo ar ao ter contato próximo com uma pessoa infectada. Evitar ambientes cheio e sem ventilação é a principal forma de se prevenir. Embora seja uma doença persistente e difícil de tratar, a tuberculose tem cura. Mas é importante seguir com o tratamento por 6 meses consecutivos, independente do desaparecimento dos sintomas em menor tempo. Quando a bactéria não é totalmente eliminada do organismo, volta a atacar os pulmões e outros órgãos com mais resistência.
Por isso, se estiver com algum dos sintomas mencionado, procure seu médico para realizar uma consulta e receber o tratamento adequado. O PASA está sempre ao seu lado para cuidar de você. Conte com a gente!
24 de março | Dia Mundial de Combate à Tuberculose
0800 722 0183
© Copyright 2015 PASA - Plano de Assistência à Saúde do Aposentado da Vale